segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aloe vera

A nomenclatura “Aloe vera” (designando-se uma das espécie de aloés) tem registro em documentos do primeiro século (Herbal of Dioscorides). Em 1753 esta espécie foi formalmente denominada Aloe perfoliata var. vera pelo pesquisador Linnaeus. Em 1768 a planta foi reconhecida como uma espécie distinta por Miller, que a denominou Aloe barbadensis, e também por Burman que a classificou com o nome de Aloe vera. Atualmente vários sinônimos são encontrados em literaturas como Aloe vera Linneé sp, Aloe vulgaris Lam., Aloe perfoliata L. var. vera, Aloe barbadensis Miller (mais comum) e outros. Esta espécie é a mais explorada principalmente pela indústria cosmética, já que é a única que contém a polpa com produtividade comercial, além de ser ótima em termos de adaptações a climas e solos, resistente e de rápido crescimento.




As notáveis propriedades naturais e curativas das folhas de aloes, especialmente as de Aloe vera, lhe valem várias designações baseadas na milenar experiência cultural de diferentes povos do mundo: “curandeiro silencioso da natureza”, “a planta da beleza e da saúde”, “Planta da imortalidade”, “Planta das queimaduras”, “Planta dos milagres”, “Planta dos primeiros socorros”. Os primeiros registros da aplicação da aloe data de 1500 a.C. no Papyrus Ebers. Este documento descrevia o valor medicinal da planta utilizada pelos egípcios. Várias outras aplicações medicinais ocorreram devido à inquestionável contribuição que a Aloe vera  oferece na regeneração de tecidos e alívio da dor provocada por queimaduras.
O eficiente poder de acelerar a regeneração de células da pele, cientificamente comprovado, faz daAloe vera (em especial da parte interna da folha, o “gel”) o principal ingrediente da indústria cosmética, utilizado como emoliente, princípio ativo para produtos anti-envelhecimento precoce da pele, pomadas e géis contra queimaduras de sol, xampus para tratamentos de cabelos, etc., além de ser também consumida oralmente como complemento alimentar no combate a doenças e infecções.

Relação de alguns produtos à base de Aloe vera no mercado cosmético:
- Absorventes higiênicos
- Base profissional
- Blush
- Condicionadores
- Cremes anti-acne
- Cremes anti-rugas
- Cremes para massagem
- Desodorante
- Gel pós-sol
- Protetor solar
- Creme de barbear
- Cremes para máscara facial
- Xampus


3 comentários:

  1. Este blog tem bastante recursos, parabéns ao desenvolvedor! hahaha

    ResponderExcluir
  2. OI Andressa o blog está ótimo , muita informação excelente...As postagens sào interessante. Parabéns.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Andressa
    A Anvisa acabou de proibir a comercialização deste produto em forma de sucos e bebidas, por não apresentar comprovação científica ou seja não ter segurança e eficácia.
    E agora a polêmica está formada.
    Para uso cosmético está liberado o uso.

    ResponderExcluir