domingo, 24 de abril de 2011

Cicatrização.

Uma das mais fascinantes capacidades do ser vivo é a habilidade de reparar seu tecido quando danificado. Ao ser traumatizado, a pele inicia um processo complexo, gradativo e sistêmico que podem durar dois anos e envolve hemostasia, inflamação e reparação. (A hemostasia com a fibrina cria um coágulo protetor, a inflamação traz nutrientes para região, remove os detritos celulares a as bactérias estimulando a reparação da ferida: esse é um ponto muito importante a se explicar ou comentar com a paciente para ela ter consciência do processo que ela vai passar e paciência para que no final de tudo a cicatriz seja o que menos incomode).
As cicatrizes podem ser:
Normotroficas: a cicatriz é assim denominada quando a pele adquire o aspecto de textura e consciência anterior ao trauma. É levemente hipercrônica, no mesmo relevo, não pode haver aderências, fina.
Atróficas: lesões lisas, planas,  deprimidas, retrateis sem sulcos, poros e pêlos, acompanhadas de discromias.
Hipertróficas: lesões discrômicas, fibróticas, salientes, sem sulcos, poros  e pelos.  São limitadas a área do processo cicatricial inicial, e seu tamanho tende a diminuir ao longo dos anos. Surgem precocemente, são assintomáticas e tende a estabilização ou a regressão com o  tempo.
Quelóides: tumores salientes, duro com superfície lisa e brilhante, de coloração rósea ou castanha que apresentam dor e/ou prurido e de característica hereditária, ocorrem em indivíduos pré disponentes, não se resolvem espontaneamente e podem ter recidiva após a sua retirada cirúrgica. Existe uma ivaginação do tecido lesado para o tecido são, sensação de prurido, queimação, ferroadas.

2 comentários:

  1. Andressa
    legal ! Gostei da matéria, obrigado!
    De que forma posso acelerar e/ou melhorar a cicatrização de um ferimento na pele, um arranhão profundo, quase um corte ?

    Mario.

    ResponderExcluir
  2. Muito bons seus posts no Blog! Estou adorando, serei sua seguidora rsrs Estamos precisando de Blogs com conteudo em estética bons. Aproveitando,tbm sou esteticista formada em Goiás apaixonada pela profissao. Me segue no meu novo Blog, assim trocamos experiencias e conteudo, é sempre bom!http://esteticalarissagodoi.blogspot.com/

    ResponderExcluir