quinta-feira, 2 de junho de 2011

Filtros solares

Além da proteção natural da melanina, existem outros meios de garantir a proteção contra os raios nocivos do Sol, são os filtros solares que podem ser físicos ou químicos. Porém um único filtro químico não promove a proteção necessária para todo tipo de radiação prejudicial à pele, é por isso que os fotoprotetores contêm uma combinação de filtros.
Existem dois tipos de filtros:
• Físicos:
Seu mecanismo de ação está ligado à ação refletora ou de dispersão da radiação. Produtos de alto FPS formulados somente à base de filtros físicos possuem características sensoriais mais oleosas, ocasionando a formação de comedões. Devido a sua ação física não existe absorção percutânea e por isso são indicados para peles sensíveis, bebês e gestantes. Os mais utilizados são o dióxido de titânio e o óxido de zinco na forma micronizada, que confere uma melhor cobertura. Outros utilizados com menor freqüência são os carbonatos de cálcio, o caulim, o talco, entre outros.
• Químicos:
Podem ser de origem sintética ou natural e podem proporcionar proteção parcial (UVB ou UVA ou total (UVA-UVB). Agem absorvendo as radiações e neutralizando-as. São eficazes, mas geralmente são fotossensibilizantes, não sendo indicados para crianças com menos de 6 meses de idade, devido ao risco de absorção percutânea de suas moléculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário